terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ciência ética


Existe um pensamento comum de que nada poderia barrar o “progresso científico”. Chama-se de atraso quando tentamos ponderar as invençoes tecnológicas, refletindo sobre suas consequências na sociedade/ natureza. Para mim, esse é o pensamento atrasado.

Somos responsáveis por tudo que criamos, mas queremos passar a nossa responsabilidade para o grande deus, o “Progresso”. Tudo em nome dele. Onde chegamos com essa lógica? Muitos poderao dizer: tudo tem seu preço, os fins justificam os meios. Será? Será mesmo que o caminho que a gente percorreu foi uma etapa necessária para um estado mais evoluído? Evoluído em que sentido?

A nossa capacidade de criar nao é boa em si. Brincar de criar, seja para trazer a justiça, ou para trazer injustiça, para melhorar a qualidade de vida, ou para matar, é igualmente legítimo? Pensar assim é pensar de forma completamente irresponsável e burra.

A ciência deve servir à Humanidade. Ou seja, ela nao está acima dos homens, e nao deve ser pensada em prol de alguns em detrimento de outros. E, lógico, uma ciência ética é também uma ciência ecológica, pois os homens sao parte da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário